Aguarde

Dicas do Especialista

Mantenha seu coletor de pó em excelente funcionamento
Mantenha seu coletor de pó em excelente funcionamento

 

É frequente a queixa de que os coletores de pó estão com um rendimento abaixo do normal, perdem a capacidade de sucção. Saiba o porque isto acontece e o que pode ser feito para que o funcionamento se normalize.

 

1- Filtro saturado: conforme o equipamento é usado, a parte interna do filtro pode acumular pó, o que acaba fechando os poros do filtro, não permitindo a saída de ar, logo, sem saída a entrada de ar fica obstruída, o que acarreta no não funcionamento do equipamento.

O que fazer? Com o coletor desligado, basta segurar com as mãos os filtros e sacudir as mangas, cada uma por 1min aproximadamente, até que chacoalhe ela totalmente. Pode-se esfregar um lado interno no outro, a fim de desplacar a sujeira interna. Ligar o equipamento e testar a melhora.

 

2- Rotação invertida: no caso de motores trifásicos, inverter uma fase com outra ocasiona a inversão do sentido de rotação. Preste muita atenção ao trocar o equipamento de tomadas, substituir disjuntores, chaves de acionamento, manutenções ou qualquer alteração na rede elétrica em que o equipamento está ligado. Sempre verificar, a rotação deve seguir a seta indicadora vermelha localizada no motor ou no corpo do exaustor.

O que fazer? Caso esteja ao contrário, é simples, deve-se inverter na própria flecha (ou no ponto mais simples de realizar a mudança), um fio pelo outro. Testar o equipamento e verificar.

ATENÇÃO: ao contrário do que muitos pensam, um exaustor centrífugo com rotação invertida não assopra o ar, ele apenas trabalha com capacidade reduzida e não oferece boa saída dos materiais aspirados.

 

3- Tubulações: tomar cuidado na instalação das mangueiras, evitar esmaga-las e fazer curvas 90º (joelho) pois acabam obstruindo e dificultando a passagem do ar, reduzindo o desempenho.

 

4- Armazenamento cheio: verificar se o nível do material coletado não passou do limite. Ele não deve em hipótese alguma passar da altura da abraçadeira de baixo, aconselha-se retirar no mínimo 10 a 20cm abaixo, sempre, para não sufocar o exaustor com material.

 

Seguindo estes passos você garantirá que o coletor estará trabalhando da melhor forma possível e auxiliando ao máximo seu trabalho.

CONHEÇA NOSSOS EQUIPAMENTOS

Veja Todos